NISSAN TESTA TECNOLOGIA DE PINTURA RESFRIADORA
A Nissan tem testado uma tinta automóvel inovadora que visa ajudar a reduzir a temperatura ambiente do habitáculo de um veículo no verão e reduzir o consumo de energia do sistema de ar condicionado.
A tinta ainda está em fase de teste, mas os primeiros resultados são promissores. Os testes confirmam uma redução de até 12 graus Celsius em temperaturas externas e um resfriamento interno de até 5 graus Celsius
O metamaterial incorporado pode reduzir as temperaturas do habitáculo e diminuir o consumo energético. Uma reflecte os raios infravermelhos próximos do sol, que normalmente causam acumulação de calor na tinta tradicional. O metamaterial incorporado pode reduzir as temperaturas do habitáculo e diminuir o consumo energético
Um dos desafios do desenvolvimento desta tinta para carros é que ela precisa ser suficientemente fina para ser pulverizada com um pistola de pintura e atender aos padrões de qualidade da Nissan. Até agora, a equipa testou uma espessura de 120 micrómetros, que é seis vezes mais espessa que a tinta de carro típica.
Se o desenvolvimento continuar a ser positivo, a Nissan espera poder eventualmente oferecer esta tinta como uma opção especial para carros e veículos comerciais leves.
O projeto faz parte da busca da Nissan por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e criem uma sociedade mais ecológica e sustentável.